Página InicialQuem SomosOnde EstamosParceiros


CURSO DE INICIAÇÃO ESPÍRITA

VIBRAÇÃO, SINTONIA, PENSAMENTO E ENERGIA MENTAL

por Francisco Martins

Vibração

Quando falamos em Vibração, logo imaginamos que se trata daquela que a física define como sendo o movimento de vaivém, a oscilação ou pulsação, que se pode denominar de movimento vibratório.
Porém, a vibração que gostaria de enfatizar aqui é Vibração Espiritual, que é aquela que estamos acostumados a ouvir nas Casas Espíritas, quando ao término de um trabalho se costuma dizer: "vamos vibrar em favor daqueles que necessitam", ou, "fulano... fará as vibrações de hoje...", e assim por diante.
Mas as essas vibrações não são tão diferentes daquela da física. Podemos dizer que o som produz uma vibração, assim como a luz, a energia, as ondas de rádio e tantos outros. As ondas emitidas se propagam em todas as direções e faz com que sejam sentidas, captadas por aqueles que estejam no seu campo de ação. Por exemplo, as ondas de rádio são transmitidas a partir de um aparelho transmissor que deverá ser captada por um outro aparelho chamado receptor. Assim também acontece com as ondas mentais emitidas pelo ser humano.

Nosso cérebro é como um aparelho emissor e receptor de ondas mentais. O pensamento é um fluxo energético do campo espiritual, é matéria mental, rarefeita, que se comporta como energia. Isso se processa por meio da Sintonia.

Sintonia

Sintonia é a harmonia vibratória, advinda de pensamentos, sentimentos e idéias semelhantes. É afinidade moral. Um exemplo é o que costumamos dizer: "Fulano está em perfeita sintonia com sua companheira", ou "Nosso Grupo trabalha em perfeita sintonia".

A sintonia ocorre quando as pessoas envolvidas se afinizam, ou seja: estão no mesmo padrão vibratório, ou estão harmonicamente sintonizados, ou ainda, os pensamentos e sentimentos são semelhantes.
Então, o que vem a ser padrão vibratório? Nada mais é que o padrão moral do espírito.

Assim, sabendo-se de todas essas definições podemos dizer que os indivíduos encarnados e os desencarnados vibram constantemente entre si. Estão em sintonia constante, embora nem sempre saibam disso. Mas como? Então os desencarnados vivem ao nosso lado todo o momento? É mais ou menos isto, e é o motivo pelo qual devemos estar sempre preparados, em harmonia e sintonizados com espíritos mais evoluídos, de luz, que nos possam trazer influências benéficas sempre.

Sabemos que a mediunidade nada mais é que a capacidade de sintonia entre o mundo carnal e o espiritual. Então, se todos nós estamos em sintonia com os espíritos diariamente, logo, podemos concluir que todos somos médiuns? Mais ou menos.

As sintonias por afinidades fazem com que os espíritos influenciem em nossa vida, mas há aqueles que estão mais próximos, mais afinados com os espíritos que os outros e que desenvolvem a capacidade de estar em contato mais amplo com os desencarnados e são por estes utilizados para o trabalho espiritual ou para as comunicações mediúnicas.

Para que possamos entender melhor isto, vamos ver o que diz o escritor e estudioso Carlos Toledo Rizzini, em seu livro "Evolução para o Terceiro Milênio":

"O princípio de sintonia estabelece uma dependência entre encarnados e desencarnados quando ambos estão perturbados e emitindo vibrações viciadas. Estas retêm os menos vigorosos ou mais transtornados. A identidade vibratória inferior, no caso de ódio, ressentimento, tristeza, desânimo etc., prende os desencarnados mais ou menos inconscientes do seu estado na aura magnética dos encarnados. Ocorre, assim, influência recíproca, troca de pensamento e sentimentos, e, portanto, obsessão bidirecional. Comumente, por esse mecanismo, parentes e amigos mortos há anos continuam a conviver com antigos companheiros".

Como vimos, é aí que ocorre grande parte dos desequilíbrios domésticos. A sintonia dos encarnados com os desencarnados, vibrando num mesmo padrão.

Por este motivo devemos, então, nos preparar sempre, para estar em sintonia com bons pensamentos e nos comportarmos cada vez mais dentro da boa moral, porque não sabemos quem nos observa e o que pode vir a nos sugerir. As vibrações boas irão atrair companhias boas e conseqüentemente estaremos com nosso padrão de energia vibratória direcionada para o bem. Não custa lembrarmos sempre dos ensinamentos do Cristo: Orai e vigiai, sempre, porque assim, estaremos nos precavendo de possíveis problemas, que nós mesmos poderemos estar causando à nossa vida.

Uma boa vibração fará com que haja uma sintonia com as boas influenciações e com isso estaremos equilibrados e em perfeita harmonia. É preciso lembrar que os bons espíritos sempre emitem boas vibrações, mas apenas as capta aquele que vibrar junto com elas, aquele que estiver em perfeita sintonia.

O Pensamento
"A mente é o espelho da vida em toda a parte. Ela pode ser interpretada como o campo da consciência desperta na faixa evolutiva, em que o conhecimento adquirido opera; reconhece-se que o cérebro é o centro de suas ondulações, que gera a força do pensamento que tudo move, criando e transformando, destruindo e refazendo para purificar e sublimar".

Em todos os domínios o Universo vibra, pois, a influência é recíproca. Tudo se desloca e renova sob os princípios de interdependência e repercussão.

· O reflexo esboça a emotividade.
· A emotividade plasma a idéia.

· A idéia determina a atitude e a palavra que comandam as ações.
Ninguém permanece fora de movimento de permuta incessante."
( Pensamento e Vida, cap. I, Emmanuel)

O que é então o pensamento?

É o raciocínio, ou reflexão, ou o modo de sentir de alguém; é uma força construtora que molda a matéria, organizando formas abstratas ou concretas.

Por meio de pesquisas científicas e do conceito filosófico, constatou-se que a força do pensamento e a vontade são elementos plásticos e organizadores.

O homem tem ao alcance da mão uma energia obediente à sua vontade, ligada ao seu potencial imaginativo, capaz de atuar exteriormente e influir sobre pessoas e ambientes.
O desejo realiza-se na idéia, que deve ser firme. A idéia ou imagem é a lembrança de sensações simples e associadas.

Existem tantos agregados de imagens, quantos os sentidos que se possuem. Exemplo: Imagens visuais, auditivas, táteis, gustativas, motrizes, olfativas etc. Essas imagens constituem-se na "matéria-prima" de todas as operações intelectuais.

A memória, o raciocínio e a imaginação são fenômenos psíquicos, que coordenam as imagens, interpretando seus significados, redistribuindo-as em novos grupos, com novas correlações mais ou menos originais ou complexas, segundo a maior ou menor potência intelectual do indivíduo.

É por meio de faculdades superiores da inteligência, como a abstração, a comparação e a imaginação, que se encontram todos os inventos, todas as descobertas, inspirações e criações.

Diz Emmanuel:
"Todas as obras humanas constituem a resultante do pensamento das criaturas. O mal e o bem, o feio e o belo viveram, antes de tudo, na fonte mental que os produziu, nos movimentos incessantes da vida".
"O Evangelho consubstancia os roteiros generosos, para que a mente do homem se renove nos caminhos da espiritualidade superior, proclamando a necessidade de semelhante transformação"
(Pão Nosso, cap. 15, Emmanuel).

Reeducar a maneira de pensar é uma tarefa extremamente delicada, que demanda renúncia, vigilância, domínio de si mesmo, modificação das expressões verbais e mentais, em luta constante com as sombras, amplamente atraídas pela criação mental viciosa, do cotidiano.
O pensamento converte-se em atos, pois a realidade dessa criação pode não se exteriorizar, de súbito, no campo dos efeitos transitórios, mas o objeto formado pelo poder mental vive no mundo íntimo, exigindo cuidados especiais para o esforço de continuidade ou extinção.

Energia Mental

Formas Pensamento: É energia mental que condensa os pensamentos irradiando sob o campo vibratório e se movimentando de forma extrafísica, corporificando as idéias em formas-pensamento. São formas temporárias, mas poderosamente vivificadas, dirigidas, e até mesmo, materializadas.

Essa energia mental retrata sempre como imagens vivas, as emoções e os sentimentos do espírito humano, encarnado ou desencarnado, sob as mais nítidas e diferenciadas características de forma, cor, som, densidade, peso específico, velocidade, freqüência vibratória e capacidade de permanência.

Isto significa que as emoções e os sentimentos humanos impregnam e magnetizam o campo energético das vibrações do pensamento, por via de processo de superenergização, no qual uma espécie de energia poderosa-mente ativa, colora e qualifica a outra espécie de energia, sem com ela fundir-se ou confundir-se e sem que haja entre elas a possibilidade de mútua conversão.

Sempre é bom lembrar dos ensinamentos do Apóstolo Paulo aos Filipenses (Paulo, Cap. 4, v. 8), que diz:
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor da disciplina, seja isto o objeto dos vossos pensamentos."

Esse conselho apresenta sublime conteúdo, ao qual devemos seguir, sempre para que nossos pensamentos sejam de paz, harmonia, equilíbrio e amor.

Para ilustrar um pouco melhor tudo isso que tratamos vamos trazer aqui uma pequena estória:
Num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sempre sentava-se na calçada e ao lado colocava uma placa com os dizeres:

"Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado"

Alguns passantes o olhavam intrigados, outros o achavam doido e outros até davam-lhe dinheiro. Todos os dias, antes de dormir, ele contava o dinheiro e notava que a cada dia a quantia recebida era maior.
Numa bela manhã, um importante e arrojado executivo, que já o observava há algum tempo, aproximou-se e lhe disse:

- Você é muito criativo! Não gostaria de colaborar numa campanha da minha empresa?
- Por que não? Vamos lá. Só tenho a ganhar! - respondeu o mendigo.
Após um caprichado banho e com roupas novas, ele foi levado para a empresa. Daí para frente sua vida foi uma seqüência de sucessos e a certo tempo ele tornou-se um dos sócios majoritários.
Numa entrevista coletiva à imprensa, ele esclareceu de como conseguira sair da mendicância para tão alta posição. Contou ele:

- Bem, houve época em que eu costumava me sentar nas calçadas com uma placa ao lado, que dizia:
"Sou um nada neste mundo! Ninguém me ajuda! Não tenho onde morar! Sou um homem fracassado e maltratado pela vida! Não consigo um mísero emprego que me renda alguns trocados ! Mal consigo sobreviver!"

- As coisas iam de mal a pior quando certa noite achei um livro e nele atentei para um trecho que dizia:
"Tudo que você fala a seu respeito vai se reforçando. Por pior que esteja a sua vida, diga que tudo vai bem. Por mais que você não goste de sua aparência, afirme-se bonito. Por mais pobre que seja você, diga a si mesmo e aos outros que você é próspero."

- Aquilo me tocou profundamente e, como nada tinha a perder, decidi trocar os dizeres da placa para:
"Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado"

- E a partir desse dia tudo começou a mudar, a vida me trouxe a pessoa certa para tudo que eu precisava, até que cheguei onde estou hoje. Tive apenas que entender o Poder das Palavras. O Universo sempre apoiará tudo o que dissermos, escrevermos ou pensarmos a nosso respeito e isso acabará se manifestando em nossa vida como realidade. Enquanto afirmarmos que tudo vai mal, que nossa aparência é horrível, que nossos bens materiais são ínfimos, a tendência é que as coisas fiquem piores ainda, pois o Universo as reforçará. Ele materializa em nossa vida todas as nossas crenças.

Uma repórter, ironicamente, questionou:

- O senhor está querendo dizer que algumas palavras escritas numa simples placa modificaram a sua vida?
Respondeu, então, o homem, cheio de bom humor:

- Claro que não, minha ingênua amiga! Primeiro eu tive que acreditar nelas! "

Portanto, vamos, então, manter a nossa sintonia em pensamentos bons para termos apenas boas influenciações e estarmos sempre equilibrados e em perfeita harmonia.

Assim, estaremos produzindo uma energia mental positiva, que deverá se refletir em nossa vida. Vamos, conforme disse o Apóstolo Paulo, disciplinar os nossos pensamentos para que eles sejam de paz, harmonia, equilíbrio e amor, acima de tudo.

Que a paz esteja com todos nós.

Graças a Deus

Portal 3D + Aí Muda Tudo!